O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaçamento entrelinhas 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

1) Escopo

A Revista Saúde & Comunidade, de periodicidade quadrimestral, tem objetivo de promover e disseminar conhecimentos multidisciplinares na área de saúde, bem como fomentar o desenvolvimento e intercâmbio intelectual, profissional e cultural entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais atuantes nas diversas áreas que envolvem a saúde humana.

 2) Categorias dos manuscritos

  1. a) Artigo original: terão prioridade de publicação, constitui resultado de pesquisa inédita com metodologia rigorosa, clara, discussão fundamentada com a literatura científica nacional e internacional. Limitado a 15 páginas (incluindo resumo, tabelas, figuras e referências);
  2. b) Relato de experiência: deverá conter definições conceituais, descrição de procedimentos com estratégias de intervenção ou evidência metodológica adequada utilizada sobre um procedimento ou estratégia avaliada. Limitado a 12 páginas (incluindo resumo, tabelas, figuras e referências);
  3. c) Artigos de revisão: deverão ser subclassificados como revisão sistemática (com ou sem meta-análise ou metassíntese), integrativa ou narrativa. Limitada a 18 páginas (incluindo resumo, tabelas, figuras e referências);
  4. d) Carta ao Editor: destinada a comentários de leitores sobre os trabalhos publicados na Revista, expressando concordância ou discordância sobre o assunto abordado. Limitado a uma página;
  5. e) Editorial: trata-se do primeiro texto publicado no início de cada número da revista, cujo autor será convidado pelo editor, a qual não será submetido à revisão por pares. Limitado a duas páginas;

Será recomendado aos autores seguirem as recomendações internacionais desenvolvidas pelo Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE). Essas recomendações estão geralmente formuladas em formato de check-lists:

  1. a) STROBE para estudos observacionais (http://strobe-statement.org);
  2. b) PRISMA para revisões sistemáticas e metanálises (http://prisma-statement.org);
  3. c) STARD para estudos de precisão diagnóstica (www.stard-statement.org);
  4. d) CONSORT para ensaios randomizados (consort-statement.org);
  5. e) RATS para estudos qualitativos (http://old.biomedcentral.com/authors/rats).

 3) Preparo dos manuscritos

            Os manuscritos poderão ser submetidos na língua portuguesa ou inglesa; estar formatados em folha A4, espaço entrelinhas 1,5, fonte Times New Roman 12, com margens: superior e esquerda 3 cm, inferior e direito 2 cm. O título deve estar em negrito, sem abreviaturas com até 15 palavras; palavras estrangeiras em itálico; as citações literais, com menos de 3 linhas, deverão vir entre aspas dentro do corpo do texto; as citações literais mais longas deverão vir em outro parágrafo, com recuo de margem de 3cm à esquerda e espaço simples. Todas as citações deverão vir seguidas das respectivas referências no estilo Vancouver. Todas as páginas devem estar numeradas. Será permitido número máximo de seis autores por manuscrito.

Folha de rosto: deve conter o título, nomes, titulação e o vínculo profissional de cada um dos autores, e o endereço, telefone e e-mail do autor principal. Enviar em arquivo separadamente.

Resumo: deve conter duas versões, português e inglês (Abstract), sendo que na língua portuguesa até 150 palavras. O resumo deverá apresentar de forma concisa, conter objetivo, metodologia, resultados e a questão central da pesquisa. As palavras-chave no mínimo de 3 (três) e máximo 5 (cinco), traduzidas em cada língua e buscados a partir dos Descritores para as Ciências da Saúde, DeCS (http://decs.bvs.br/). Palavras separadas por ponto e vírgula.

Texto: deve ser constituído pela seguinte estrutura: introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusão. Salienta-se que as seções “Resultados” e “Discussão” deverão estar separadas.

Tabelas e figuras: o número total de quadros, tabelas e/ou figuras (gráficos, mapas etc.) deverá ser no máximo de 5 (cinco) por manuscrito, salvo exceções, que deverão ser justificadas por escrito em anexo à folha de rosto. Deverão ser inseridos a partir da primeira citação no corpo do texto.

Referências: número máximo permitido 30 (exceto em estudos de revisão, a depender da busca e da seleção de inclusão dos estudos). No mínimo 80% das referências, devem ser provenientes de artigos de periódicos. A numeração deve obedecer a ordem das citações no texto, vir ao final da frase, sobrescrita após o ponto final e sem espaços. Use vírgula quando há duas referências e hífen quando houver três ou mais sequenciais: Exemplos:

                     Estudo brasileiro aponta que 70% dos óbitos de motociclistas ocorrem em hospitais, na Índia 42,8% dos óbitos ocorreram em via pública.17,18

                      Verificou-se que finais de semana, excesso de velocidade e imprudência do condutor são fatores mais significativos para ocorrência dos óbitos.25-27

 

      Depois na seção final “Referências” deverá acompanhar o link de acesso e obedecer a norma padrão Vancouver. O nome dos periódicos devem obedecer o padrão de abreviatura dos periódicos conforme o IBICT disponível em http://ccn.ibict.br/busca.jsf. Ver exemplos de referências a seguir:

  1. Zarei MR, Yarandi KK, Rasouli MR, Rahimi-Movaghar V. Modern concepts of transport in multiple trauma: a narrative review. Chin J Traumatol. 2013;16(3):169–75. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1008127515301462
  2. Costa FA, Silva DLA, Rocha VM. O estado neurológico e cognitivo de pacientes após acidente vascular cerebral. Rev Esc Enferm USP. 2011;45(5):1083-8. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n5/en_v45n5a08.pdf
  3. Melo WA, Alarcão A, Oliveira A, Pelloso SM, Carvalho MDB. Age-related risk factors with nonfatal traffic accidents in urban areas in Maringá, Paraná, Brazil. Traffic Inj Prev. 2016;18(2):157-163. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15389588.2016.1235786

        Em virtude das diretrizes do International Committee of Medical Journal Editors – ICMJE serão solicitados único documento assinado por todos os autores que compõe a Declaração de Conflito de Interesses (todos os autores devem declarar situações que podem ser de origem financeira, política, acadêmica ou comercial que podem interferir na conclusão dos resultados), a Declaração de Responsabilidade e Transferência dos Direitos Autorais. No parágrafo sobre Responsabilidade todos os autores do manuscrito devem declarar: a) Contribuiu substancialmente para a concepção e planejamento, ou análise e interpretação dos dados; b) Contribuiu significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; e c) Participou da aprovação da versão final do manuscrito.

            Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos ou animais: Estudos envolvendo seres humanos ou animais anexar o termo de aprovação em arquivo separado constando número do CAE e número do protocolo de aprovação do mesmo.

 4) Avaliação dos manuscritos

            A primeira fase consistirá na pré-análise realizada pelo corpo editorial, com a finalidade de averiguar, originalidade, rigor, pertinência e contribuição científica dos manuscritos para a saúde pública. Se provado, a segunda fase consistirá na avaliação ad hoc por dois “experts” de reconhecida competência, segundo a respectiva área temática do manuscrito. Por fim, na terceira fase, o editor recebe os resultados emitidos dos avaliadores e encaminha aos autores o parecer que pode ser: aceitação, necessidade de reformulações ou recusa. Cada parecer virá acompanhado pelas suas respectivas justificativas.

            A avaliação por pares garantirá o anonimato durante todo o processo de avaliação e a tomada de decisão sobre o aceite final é realizada pelo Editor. A recusa dos manuscritos poderá ocorrer na primeira ou na terceira fase de avaliação. Caso a recusa ocorrer na primeira fase, esta será comunicada com rapidez, possibilitando aos autores agilizarem a submissão em outro periódico.

            Obs: Caso o artigo for aprovado para publicação os autores deverão providenciar a versão na língua inglesa do manuscrito.

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Enviar como arquivo suplementar em versão Word, no formato de único documento: 

 

DECLARAÇÕES DOS AUTORES

Município-Estado, terça-feira, 3 de julho de 2018.

 Declaração de Conflito de Interesse:

Declaramos que [“não ou há”] conflitos de interesse, incluindo interesses financeiros específicos e relacionamentos e afiliações relevantes ao tema ou materiais discutidos no manuscrito.

Confirmo que todos os financiamentos, outros apoios financeiros, e apoio material/humano para esta pesquisa e/ou trabalho estão claramente identificados no ato de submissão ou no corpo textual deste manuscrito para avaliação.

 Declaração de Responsabilidade:

Declaramos que o manuscrito “Título do manuscrito” representa um estudo original e válido e que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico. Quando solicitado pelo editor encaminharemos as informações necessárias quanto aos dados em que o manuscrito foi fundamentado.

 Transferência dos Direitos Autorais:

Declaramos que em caso de aceitação do manuscrito para publicação, concordamos que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Saúde & Comunidade, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Saúde & Comunidade da Universidade Estadual do Paraná.

 Atenciosamente,

 [Nome completo de todos os autores com respectivas Assinaturas.]

 Data:

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 Submissão on-line: http://revista.unespar.edu.br/index.php/saudeecomunidade

- Aos Convidados submeter os manuscritos para o e-mail: revistasaudeecomunidade@gmail.com

-  Fones Contato: 44-99973-4064; 44-3424-0102;

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.