O PENSAMENTO AGONÍSTICO POR UMA DEMOCRACIA PLURAL

uma análise da teoria de Chantal Mouff

  • Mateus Gustavo Coelho Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Agonismo, democracia, política.

Resumo

Este trabalho pretende analisar a obra da pensadora política belga Chantal Mouffe, através da evolução de seu conceito de uma democracia radical e plural. Baseado na leitura de seus principais textos, escritos em diferentes momentos, pretendemos traçar uma linha de união e evolução ao longo de sua teoria, para que possamos compreender melhor a trajetória desta autora que é um marco no pensamento político contemporâneo. Partindo de um modelo “agonista”, a autora pretende traçar as bases para uma democracia que seja “radical e plural”, onde tanto os conceitos de igualdade e de liberdade sejam respeitados. Apoiada na ideia de que o “político” é indissociável de uma dimensão conflitual, esta que não pode ser eliminada por nenhum processo racional de negociação, a autora faz sua crítica ao modelo deliberativo de Habermas ao mesmo tempo em que crítica o véu da ignorância trazido por Rawls. Ao trazer os argumentos que Mouffe coloca na introdução de seus textos pretendemos compreender como esta teoria foi desenvolvida ao longo da trajetória desta autora.

Referências

CHAMBERS, Samuel A.. Language and Politics: Agonistic Discourse in The West Wing. Ctheory, [s.l], 11 dez. 2001. Disponível em: http://www.ctheory.net/printer.aspx?id=317. Acesso em: 21 mar. 2020.

CHAMBERS, Samuel A.; CARVER, Terrel (ed.). William A. Connolly: Democracy, Pluralims and Political Theory. Londres: Routledge, 2008.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hearts, Minds and Radical Democracy. Entrevista concedida a Dave Castle. Red Pepper, [s.l.], 1 jun. 1998. Disponível em: https://www.redpepper.org.uk/hearts-minds-and-radical-democracy/. Acesso em: 21 mar. 2020.

MOUFFE, Chantal. El Retorno de lo Político: Comunidad, ciudadanía, pluralismo, democracia radical. Barcelona: Paidós, 1999. Tradução de: Marco Aurélio Galmarini.

MOUFFE, Chantal. The Democratic Paradox. Londres: Verso, 2000.

MOUFFE, Chantal. On the Political. Londres: Routledge, 2005.

MOUFFE, Chantal. Agonistics: thinking the world politically. Londres: Verso, 2013.

MOUFFE, Chantal. For a Left Populism. Londres: Verso, 2018.
Publicado
2021-07-16
Seção
Artigos