O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Submissões online

DIRETRIZES PARA AUTORES

1. A Revista Paranaense de Filosofia tem periodicidade semestral. Serão aceitos textos inéditos para publicação, os quais serão encaminhados anonimamente a pareceristas e posteriormente devolvidos ao(s) autor(es), se houverem sugestões de mudanças ou correções. Os artigos não aceitos receberão um parecer com a justificativa da recusa.

 

2. Toda publicação na Revista Paranaense de Filosofia terá acesso aberto e distribuída sob os termos da Creative Commons Attribution License.

 

3. Os textos publicáveis nas seções da Revista deverão ser enviados em fonte Times New Roman, com margem superior de 2,5 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 2,5 cm e direita 2,5 cm.

 

4. Serão aceitos trabalhos escritos em português, espanhol e inglês.

 

5. Na seção artigo os textos deverão ser enviados com título (máximo 15 palavras), Resumo (entre 80 e 170 palavras), Abstract (Inglês) e entre três e cinco palavras-chaves (keywords). Os artigos deverão respeitar o limite mínimo de 14 e o máximo de 30 páginas, contando todos os elementos textuais. As ideias e opiniões emitidas nos artigos serão de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

 

6. Especificações sobre a formatação exigida:

- Títulos (Introdução, Seções - numeradas - e Considerações Finais) em Times New Roman, 12, caixa alta, negrito.

- Subtítulos em Times New Roman, 12, sem caixa alta, negrito.

- Resumo: Texto informativo de 80 a 170 palavras na língua original do artigo. O resumo deve ser formatado em fonte Times New Roman 11, espaço simples. 

- A formatação do corpo do texto é fonte Times New Roman 12. Os parágrafos devem ser justificados e com espaçamento 1.5 cm entre linhas, sem espaçamento entre parágrafos. A primeira linha tem um deslocamento de 1.25 cm. Notas de rodapé recebem fonte Times New Roman tamanho 10.

- Citações devem ser transcritas entre aspas quando ocuparem até três linhas e isso deve ser feito no corpo do texto. 

- Quando a citação ultrapassar três linhas, deve ser separada com um recuo de parágrafo de 4,0 cm, em espaço simples no texto, com fonte tamanho 10, sem espaço no início da citação e um espaço no final da citação e o texto. Quando o texto começar no meio da frase, utilizar “[...]”.

 

7. As resenhas poderão ser submetidas em português e não poderão ultrapassar as 5 mil palavras, não podendo ter por objeto obras publicadas há mais de três anos contadas da data de submissão, exceto sob consulta aos editores. Sobre a formatação consultar itens 5 e 6.

 

8 . Serão aceitas apenas traduções inéditas, para a língua portuguesa e a) deverão ser acompanhadas do original; b) poderão ser publicados, na íntegra ou em partes, textos que já estão no domínio público (conforme legislação vigente) ou textos que ainda possuem direitos autorais, desde que seja apresentada, por escrito, AUTORIZAÇÃO do detentor dos direitos autorais. A obtenção da autorização é de exclusiva responsabilidade do tradutor e deverá ser enviada juntamente com a tradução; c) os textos devem possuir reconhecida relevância filosófica e se enquadrarem nas áreas de pesquisa de Filosofia; d) as traduções podem ser de textos nas seguintes línguas: grego, latim, inglês, francês, alemão, italiano e espanhol; e) deverá ser apresentado um resumo da tradução contendo entre 100 e 250 palavras, juntamente com três palavras-chave separadas por ponto final e espaço; f) para fins editoriais, os textos deverão ter, preferencialmente, o máximo de 80 mil palavras. Sobre a formatação consultar ites 5 e 6.

 

9 Textos acima desse limite serão analisados pelo Conselho Editorial para possível publicação em mais de uma edição da revista.

 

10. As normas da ABNT que serão seguidas pela Revista Paranaense de Filosofia comportarão três estilos diversos: um para as “citações”, outro para as “notas de rodapé” e, por fim, para a secção final das “Referências”. É indispensável que os autores, antes de submeterem suas pesquisas, adaptem e confiram seus textos conforme às regras e exemplos discriminados abaixo:

 

a) Citações no corpo do texto:

 

As referências a autores no decorrer do artigo devem subordinar-se ao seguinte esquema:

 (SOBRENOME DE AUTOR, data) ou (SOBRENOME DE AUTOR, data, página). Ex.:

(WITTGENSTEIN, 1989) ou (WITTGENSTEIN, 1989, p. 70). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser identificados por uma letra após a data. Ex.: (PLATÃO, 1989a), (PLATÃO, 1989b).

 

b) Notas de rodapé: As notas de rodapé deverão ser de natureza substantiva, limitadas ao mínimo indispensável e indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente. Evitar, na medida do possível, transcrever citações nas notas. Essas, em regra, deverão ocupar o espaço do corpo do texto.

 

c) Referências: As referências bibliográficas utilizadas deverão ser apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas (NBR 6023):

 

- Livro:

SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo. Tradutor (quando houver). Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: Nome da editora, Ano. (Coleção ou Série, quando houver).

 Ex.: NIETZSCHE, F. “Humano, demasiadamente humano”. In: Obras incompletas. Trad. R. T. Filho. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Coleção Os Pensadores).

 

- Livro/Capítulo:

 SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do capítulo (entre aspas). SOBRENOME, Nome (abreviado) dos organizadores. Título da obra em itálico: subtítulo. Tradutor (quando houver). Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: Nome da editora, Ano, intervalo das páginas. (Coleção ou Série, quando houver).

 

- Coletânea:

 Ex: HEUSER, E. M. D.; FREZZATTI, W. A (Org.). Textos para ensinar e aprender essa tal Filosofia . Cascavel, PR: Edunioeste, 2016.

 

- Artigo em periódico:

 SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo (entre aspas). Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo, período da publicação, Ano.

 

- Artigo publicado em jornais:

 Ex.: SILVA, N. L. “Em defesa da universidade pública”, in Jornal Gazeta de União da Vitória, União da Vitória, PR, n. 1985, p. 6 - 6, 02 set. 2001.

 

- Dissertações e teses:

 SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico. Local. Instituição, Ano, n° páginas [Dissertação Mestrado ou Tese Doutorado].

 Ex: BASSANI, D. A. Sobre a concepção operacional de significado. Campinas, SP: Unicamp, 2008, 138p [Tese de Doutorado].

 Será indispensável observar rigorosamente a sequência e a pontuação indicadas.

 

Textos que não estiverem de acordo com as condições para submissão e conforme as DIRETRIZES PARA AUTORES serão sumariamente rejeitados.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.