O IMPACTO PROVOCADO PELA PANDEMIA DO COVID-19 NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Resumo

Devido ao cenário global pandêmico do Covid-19, tornou-se necessário materializar novas estruturas e formas de conduzir o processo de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino. Mediante a este contexto, justifica-se a realização deste estudo que buscou, como objetivo principal, desvelar e descrever o impacto desta movimentação nas práticas pedagógicas efetivadas por professores de matemática da educação básica. Para isso, realizou-se um estudo de caso qualitativo em uma escola privada localizada na Região Sul de Minas Gerais, com aproximadamente 500 estudantes. Foram entrevistados seis professores. Os relatos obtidos por meio das entrevistas foram analisados por meio da técnica de codificação. Ao final, constataram-se dificuldades relacionadas à escassez de recursos materiais e à precariedade da qualificação para uso de recursos tecnológicos disponíveis para ministrar as aulas. Por outro lado, os professores reconheceram que este contexto possibilita o desenvolvimento de novos conhecimentos, a ressignificação do processo de ensino-aprendizagem e, por consequência, a modificação futura das metodologias de ensino presenciais.

Biografia do Autor

Leandro Costa Fávaro, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande

Letícia Rodrigues da Fonseca, Universidade Vale do Rio Verde

Doutora em Administração. Professora dos Programas de Mestrado Profissional: Gestão, Planejamento e Ensino; Sustentabilidade em Recursos Hídricos. Universidade Vale do Rio Verde.

Thaise Daiane de Souza Luciano, Universidade Vale do Rio Verde

Mestra em Gestão, Planejamento e Ensino. Universidade Vale do Rio Verde.

Luis Fernando Minasi, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutor em Educação. Universidade Federal do Rio Grande.

Marcelo Ribeiro Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Daiane Fernandes Pereira Lahmann, Universidade Vale do Rio Verde

Mestra Sustentabilidade em Recursos Hídricos. Universidade Vale do Rio Verde.

Referências

ABREU, M. C.; MASETTO, M. T. O professor universitário em aula : prática e princípios teóricos. São Paulo : MG Ed. Associados, 1983.

ALBUQUERQUE, I. Metodologia da matemática. Rio de Janeiro: Conquista, 2005.

ALPINO, T. M. A.; SANTOS, C. R. B., BARROS, D. C.; FREITAS, C. M.. COVID-19 e (in)segurança alimentar e nutricional: ações do Governo Federal brasileiro na pandemia frente aos desmontes orçamentários e institucionais. Cad. Saúde Pública [online], v.36, n.8, p. 1-16, 2020.

AVELINO, W. F.; MENDES, J. G. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura, v.2, n.5, p. 56-62, 2020

BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. S. Covid 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, v.2, n.1, p. 01-11, 2020.

BRASIL. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, 2020. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/90771-covid-19; Acesso em: 12 de maio de 2021.

BERG, B.L. Qualitative Research Methods for the social sciences. California: Allyn & Bacon, 2001.

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino aprendizagem. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2004.

CARNEIRO, L. A.; RODRIGUES, W.; PRATA, D.; FRANÇA, G. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Vargem Grande Paulista, v.9, n.8, p.148-164, 2020.

CASTRO, E. A.; QUEIROZ, E. R.(2020). Educação a distância e ensino remoto: distinções necessárias. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v.2, n.3, p. 3 - 17.

CASTRO, P. A.; SOUSA ALVES, C. O. Formação Docente e Práticas Pedagógicas Inclusivas. E-Mosaicos, v.7, n.2, p. 3-25, 2019.

CAVALCANTE, J. R.; SANTOS, A. C., BREMM, J. M.; LOBO, A. P.; MACÁRIO, E. M.; OLIVEIRA, W. K.; FRANÇA, G. V. A. COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20 de 2020, Epidemiol. Serv. Saúde, v.29, n.4, p. 1-12, 2020.

DANYLUK, O. S. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 5. ed. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015.

DEMO, P. Conhecer & aprender : sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre : Editora Artes Médicas Sul, 2000.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

FERREIRA, D. H. L.; SUGAHARA, C.R.; BRANCHI, B. A. O impacto da Covid-19 no ensino superior: desenvolvimento de atividades remotas em matemática e em estatística, Revista Tecnologia e Sociedade, v.16, n.43, p.138-146, 2020.

FREIRE, P.. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

GIBBS, G. Análise de Dados Qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GODOY, A. S. A pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, maio/jun. 1995.

LANA, R. M.; COELHO, F. C.; GOMES; M. F. C.; CRUZ, O. G.; BASTOS; L. S.; VILLELA; D. A. M.; CODEÇO, C. T. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva, Cadernos de Saúde Pública, v.36, n.3, p.1-5, 2020.

LIAO, T.; MOTTA; M. S.; FERNANDES, C. D. Avaliando o "PISA" Matemática. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, v.16, n.1, p.1-20, 2021

LIMA, V. V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v.61, n.21, p.421-434, 2016.

MARINELLI, N. P.; ALBUQUERQUE, L. P. A.; SOUSA, I. D. B.; BATISTA, F. M. A.; MASCARENHAS; M. D. M.; RODRIGUES, M. T. Evolução de indicadores e capacidade de atendimento no início da epidemia de COVID-19 no Nordeste do Brasil, P. Epidemiol. Serv. Saúde, v.29, n.3, p.1-9, 2020.

MARTINS, R. X. A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio, EmRede-Revista de Educação a Distância, v.7, n.1, p.242-256, 2020.

MIGUEL, J. C. O ensino de Matemática na perspectiva da formação de conceitos: implicações teórico-metodológicas. In Pinho, S. Z, & Saglietti, J. R. C. (Org.). Núcleos de Ensino – PROGRAD – UNESP. São Paulo: Editora UNESP, n.1, p.375-394, 2005.

MORAES, R. B. de. O novo paradigma da educação. ADEB. jul./2020. Recuperado de: < http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/1820/2020/08/o_novo_paradigma_da_educa cao>. Acesso em: 21 de maio de 2021.

OLIVEIRA, W. K.; GIOVANNY, E. D.; FRANÇA; V. A.; GARCIA, L.P.. Como o Brasil pode deter a COVID-19, Epidemiol. Serv. Saúde, v.29, n.2, p.1-8, 2020.

PRETI, O. EaD: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUMT, 2009.

SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. Educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, v.15, n.1, p.1-24, 2020.

SCHERER, S.; BRITO, G. S. Educação a distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem. Educ. rev. [online], v.4, n.1, p.53-77, 2014.

SELBACH, S. Geografia e didática. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

SENHORAS, E. M. “A pandemia do novo coronavírus no contexto da cultura pop zumbi”. Boletim de Conjuntura (BOCA), v.1, n.3, p.30-33, 2020.

SILVA, K. D; ACOSTA, B. S.; SILVA, E. B.; SOUZA, N. S.; BECK, C. L. C.; SILVA, K. K. D. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Esc Anna Nery, v.22, n.3, p.1-14. 2018.

VASCONCELOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo : Libertad, 2000.

YIN, R. Case study research: design and methods. London: Sage, 1994.
Publicado
2021-09-30
Como Citar
Fávaro, L., Fonseca, L., Luciano, T. D., Minasi, L., Silva, M., & Lahmann, D. F. (2021). O IMPACTO PROVOCADO PELA PANDEMIA DO COVID-19 NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 446-469. Recuperado de http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/984
Seção
Relatos de Experiência