MATEMÁTICA NAS ESTAÇÕES DO ANO: O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Viviane de Oliveira Santos
  • Nickson Deyvis da Silva Correia
  • Daniela Aprigio do Nascimento

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar ações do projeto de extensão Sem mais nem menos, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, na pesquisa em Ensino de Matemática, que resultaram na elaboração e aplicação de materiais didáticos que evidenciam a Matemática nas estações do ano. Tais ações partiram do questionamento sobre como estudantes da rede pública de ensino de Alagoas veem a Matemática nas estações do ano. Para responder, foi aplicado um questionário em turmas de uma escola da rede pública de ensino em Maceió-AL e, a partir dele, foram elaborados jogos e atividades. Esses materiais didáticos abordam conteúdos matemáticos, tratam de informações sobre estações do ano e aguçam curiosidade e interesse dos estudantes, motivando-os a estudar. Com a pesquisa, verificamos que estudantes participantes avançaram na percepção da Matemática existente no cotidiano, na compreensão de conteúdos matemáticos como formas geométricas, fractais, múltiplos e divisores, sequência numérica de Fibonacci, frações, simetria, volume, e no desenvolvimento de habilidades como trabalho colaborativo, criatividade e raciocínio lógico e estratégico. Acreditamos que tais materiais didáticos são importantes, pois trabalham a Matemática de forma significativa, promovem um bom ambiente de aprendizagem e podem inspirar professores a abordarem outras possibilidades para o Ensino de Matemática.

Referências

BOALER, J. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio
da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre:
Penso, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base.
Brasília: MEC/Consed/Undime, 2018.
D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 23. ed. Campinas, SP:
Papirus, 2012.
JENDREIECK, C. de O.; GUÉRIOS, E. C. Contribuições de um jogo interdisciplinar para
estudantes do ensino fundamental. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática
(EPREM), XIV. 2017, Cascavel, 2017. Anais do XIV EPREM... Disponível em:
http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XIV_EPREM/paper/viewFile/116
/167. Acesso em: 30 nov. 2020.
LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis.
In: LORENZATO, S. (Org.) Laboratório de Ensino de Matemática na formação de
professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
MANDELBROT, B. B. Fractais. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra Gradiva,
2003. Disponível em: https://digitalis.uc.pt/pt-pt/node/106201?hdl=32658. Acesso em: 30
nov. 2020.
OTAVIANO, A. B. N., ALENCAR, E. M. L. S. de, FUKUDA, C. C. Estímulo à criatividade
por professores de Matemática e motivação do aluno. Revista Semestral da Associação
Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 16, n. 1, Jan/Jun, 2012. Disponível
em: https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100007. Acesso em: 30 nov. 2020.
PHENOGLAD. As plantas e o efeito outonal. Modelos matemáticos de culturas agrícolas da
Universidade Federal de Santa Maria (CropModelsUFSM), 2017. Disponível em:
http://www.cropmodels.ufsm.br/22/04/2017/as-plantas-e-o-efeito-outonal/. Acesso em: 30
nov. 2020.
QUEIROZ, M. Dicionário sucesso da língua portuguesa. Brasil: Sucesso, 2014.
RAMOS, M. G. O. A Sequência de Fibonacci e o Número de Ouro. Dissertação (Mestrado
Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Estadual de
Santa Cruz, Ilhéus - BA, 2013. Disponível em:
http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201160277d.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020.
SEM MAIS NEM MENOS. Disponível em: https://sem-mais-nem-menos.webnode.com/.
Acesso em: 30 nov. 2020.
VIALI, L.; SILVA, M. M. Os fractais, a planilha e o triângulo aritmético. In: Congresso
Internacional de Ensino de Matemática (CIEM), IV. 2007, Canoas, RS, 2007. Anais do IV
CIEM… Canoas: Ulbra, 2007. v.1. Disponível em:
https://www.academia.edu/26238174/O_tri%C3%A2ngulo_aritm%C3%A9tico_a_planilha_e
_os_fractais. Acesso em: 30 nov. 2020.
VIEIRA, S. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009.
Publicado
2021-05-25
Como Citar
de Oliveira Santos, V., Deyvis da Silva Correia, N., & Aprigio do Nascimento, D. (2021). MATEMÁTICA NAS ESTAÇÕES DO ANO: O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(21), 463-486. Recuperado de http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/941
Seção
Relatos de Experiência