CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA DE MENTORIA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS INICIANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

  • Tarciana dos Santos Pinheiro Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Paula Gestoso de Souza Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-2015-0829
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente; início da docência; programas de indução a docência; tensões no início de carreira.

Resumo

Esta pesquisa é de caráter qualitativo descritivo-analítico tendo um ambiente natural como fonte direta de dados, estes são descritivos e a maior preocupação se concentra no processo, com a complexidade das trajetórias dos participantes, ou seja, o significado que as pessoas dão às coisas e à sua vida é objeto de atenção do pesquisador. Analisa a trajetória formativa percorrida por duas professoras iniciantes, atuantes no ensino fundamental –anos iniciais, ao se inserirem em um programa de acompanhamento e apoio ao iniciante, intitulado mentoria. No programa em questão um professor experiente (mentor) auxilia professores iniciantes a desenvolver competências profissionais mais rapidamente e na fundamentação de novas práticas profissionais.  A partir da análise das trajetórias profissionais dessas duas iniciantes compartilhadas em um ambiente virtual de aprendizagem foi possível delinear tensões e aprendizagens que envolvem o percurso inicial de seu desenvolvimento profissional. A pesquisa evidenciou a importância de uma formação contínua, e, assim, traduz a essencial relevância dos programas de indução, uma vez que percebe-se um dos fatores indispensáveis ao desenvolvimento profissional docente: o acompanhamento desses profissionais no início da carreira ameniza as tensões, condiciona novas perspectivas, providencia quebra de paradigmas, amplia os repertórios teóricos/metodológicos dos(as) professores(as). Assim, o programa de mentoria pode ser visto como uma oportunidade e experiência planejada de forma sistemática com o intuito de propiciar que o iniciante se envolva em um movimento de questionamento das situações que vivencia na prática docente e a construção de planos de ação para superação das tensões.

Biografia do Autor

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - UFSCar e do Programa de Pós Graduação em Educação PPGE-UFSCar 

Publicado
2021-07-20
Seção
Artigos de fluxo contínuo