O karatê na Educação em tempo integral: diálogos com a pedagogia Pós-crítica

  • Alexsandra Aline Potulski Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Eduardo Nunes Jacondino Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Palavras-chave: Karatê., Educação., Pedagogia Pós-crítica.

Resumo

O presente artigo traz reflexões sobre a prática da arte marcial karatê na educação em tempo integral, interligando aspectos relacionados à pedagogia pós-crítica, influenciada pelo pós-estruturalismo. O objetivo do trabalho é,  portanto, conceituar os três temas abordados: karatê, educação em tempo integral e pedagogia pós-crítica. A metodologia adotada é o pós-estruturalismo. O questionamento a ser aclarado durante o trabalho é: de que modo a educação em tempo integral, por meio da prática do karatê, compreende um olhar sobre o cuidado de si do sujeito educacional a ser lida pela pedagogia pós-crítica? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica efetuada por meio de referencial teórico. 

Publicado
2020-10-22
Seção
Artigos de fluxo contínuo