Uma proposta de análise discursiva fundamentada nos pressupostos metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart

  • Edmilson Francisco Universidade Federal de Lavras
  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Sra. Universidade Federal de Lavras
  • Helena Maria Ferreira, Sra. Universidade Federal de Lavras
Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo. Discursos. Representações sobre a prática docente.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar um questionário respondido por uma professora que propõe o ensino de língua portuguesa por meio de um ambiente digital, bem como analisar os discursos presentes em suas respostas, com a proposta de compreender as representações construídas por ela acerca de seu trabalho docente.  Adotou-se como orientação teórico-metodológica os conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), no que concerne aos procedimentos de análise e de interpretação que envolvem o levantamento de informações sobre o contexto sócio-interacional do trabalho docente e das atividades de linguagem. Concluiu-se que, apesar da professora buscar realizar e inovar a sua prática utilizando-se de um ambiente virtual, o discurso revelou uma prática pautada em uma perspectiva conteudista de ensino.

Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo. Discursos. Representações sobre a prática docente.

Publicado
2020-09-22
Seção
Artigos de fluxo contínuo